Laurel ImageImage
New Voices

Desde 2020, a secção New Voices tem sido o espaço do Curtas particularmente atento aos nomes emergentes do cinema contemporâneo,  procurando mapear o que de mais promissor tem surgido em diversas latitudes. Depois de Ana Maria Gomes, Elena López Riera, Ana Elena Tejera, Jacqueline Lentzou, Jorge Jácome, Ali Asgari e Farnoosh Samadi, em 2022 o destaque vai para a francesa Céline Devaux e para o espanhol Chema García Ibarra.

Com uma carreira iniciada no cinema de animação, Céline Devaux é hoje uma das vozes emergentes do cinema francês e do cinema europeu contemporâneo. Apesar de ainda jovem, nasceu em 1987, já conta no currículo com vários prémios conquistados em festivais de referência, como Clermont-Ferrand, Angers, Chicago e Veneza, e com o reconhecimento da indústria cinematográfica (venceu o César para melhor curta de animação em 2016).

O cinema de Chema García Ibarra incorpora muitas das transformações sociais e políticas da Espanha do século XXI. É um cinema tão iconoclasta que “Protopartículas” (2009) quase parece ser um filme premonitório sobre a pandemia COVID-19. Entre outras distinções, já venceu prémios relevantes e foi selecionado em Sundance, Cannes e Berlim. “Espíritu sagrado” (2021) teve estreia na seleção oficial do Festival de Locarno e três das suas curtas já estiveram também na Competição Internacional do Curtas Vila do Conde. 

Subscrever Newsletter

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386

E-mail: info@curtas.pt


Alto Patrocínio

Siga-nos nas Redes Sociais

© 2022 Curtas Metragens, CRL