Agência

Solar

Animar

O Dia Mais Curto

Vencedores 2023

Publicado —

15
Julho
2023

Palmarés 31.º Curtas Vila do Conde

Os grandes vencedores da 31.ª do Curtas Vila do Conde já são conhecidos. Parabéns a todos!


Parte integral do programa do Curtas Vila do Conde desde a primeira edição do festival, em 1993, a Competição Internacional tem permitido acompanhar e descobrir o melhor que tem sido feito na curta-metragem a nível mundial. Ao longo do tempo, outras secções competitivas têm sido adicionadas, com novos e velhos nomes do cinema. Os grandes vencedores da 31.ª do Curtas Vila do Conde já são conhecidos. Parabéns a todos!


— COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

· GRAND PRIX + CANDIDATO EFA

The Birthday Party, Francesco Sossai

[Grande Prémio DCN Beers]


No meio da riqueza de vozes que tivemos a sorte de descobrir, houve um filme que se destacou pela sua simplicidade e fé absoluta no poder do cinema. Um local, uma hora e uma memória complexa são recriadas numa mistura magistral de naturalismo, magia e humor. A infância é, subitamente, examinada, com a sua alegria, violência, sede de pertença e receio do mundo adulto. Não esqueceremos a cara sardenta do protagonista e a icónica avó que desaparece. Estamos muito felizes por atribuir o Grande Prémio de Vila do Conde 2023 e a nomeação para os EFA a A FESTA DE ANIVERSÁRIO de Francesco Sossai.


· MELHOR ANIMAÇÃO

Zoopticon, John Frickey, Thies Mynther, Sandra Trostel


Uma origin story nunca antes vista, da melhor qualidade que esta arte pode apresentar. O enredo possui um tom descontraído que está fortemente enraizado em grandes questões filosóficas e políticas sobre países, identidades, memória e história. O assombroso trabalho sonoro e as canções originais contribuem imenso para a criação desta cosmogonia de estilo “kawaii”. Pela sua reflexão existencial através dum espaço sideral animado e musical, o prémio para Melhor Animação da Competição Internacional vai para ZOOPTICON, de Jon Frickey, Thies Mynther e Sandra Trostel.


· MELHOR DOCUMENTÁRIO

The Veiled City, Natalie Cubides-Brady


Através de fragmentos meticulosamente escolhidos e imagens de arquivo oníricas desta bem-conhecida cidade, desenrola-se perante nós uma lição de vida acerca da industrialização. Uma voz intemporal transporta-nos numa odisseia de ficção científica até um futuro inevitável. A montagem sinistra e delicada, misturada com a narração sentida das cartas enfeitiçou-nos na abordagem a este assunto poético, embora obscuro, que são as mudanças climáticas. Por esta aproximação humilde e experimental ao cinema documental, o prémio para Melhor Documentário da Competição Internacional vai para A CIDADE VELADA, de Natalie Cubides-Brady.


· MELHOR FICÇÃO

I Saw the Face of the Devil, Julia Kowalski


A narrativa poderosa oferece-nos uma nova perspectiva sobre um género familiar e leva-nos numa viagem através de bosques sinistros e igrejas frias, com personagens fortes marcadas pelas ansiedades e auto-repressão. A jovem protagonista tem um desempenho inesquecível, ao mesmo tempo luminoso e inquietante. Olhares carregados de desejo, cara e corpo deformados, uma banda sonora cativante. São imagens e sons que ficarão connosco durante muito tempo. O prémio para Melhor Ficção da Competição Internacional vai para EU VI O ROSTO DO DIABO de Julia Kowalski.


· PRÉMIO DO PÚBLICO

2720, Basil da Cunha

[Prémio Fricon]



— COMPETIÇÃO NACIONAL

· MELHOR FILME NACIONAL

Natureza Humana, Mónica Lima

[Prémio Escola das Artes, UCP; Pixel Bunker]


Um trabalho que se destaca pela beleza das imagens e a profundeza dos silêncios. Realizado a partir de uma compreensão comovente da natureza humana, os desempenhos e a sensualidade dos quadros arrastam-nos para o âmago de uma comunidade que observa um mundo a desaparecer, onde o vínculo semeado se transforma no sustento mais necessário. Um retrato delicado que nos leva pelas paisagens internas que um casal em luto atravessa. O júri atribuiu o prémio para a Melhor Curta-Metragem Portuguesa a NATUREZA HUMANA de Mónica Lima.


· MELHOR REALIZADOR NACIONAL

Basil da Cunha, 2720

[Prémio Pulsar Studios]


Devido à solvência do tempo da narrativa, à disposição da luz e à mise-en-scene, a história transforma-se numa dança meândrica de encontros e descobertas poéticas que retratam as relações e personagens da vida diária de uma comunidade. Durante o filme, o enquadramento leva-nos a focar no que está no interior enquanto o som ubíquo está presente para nos relembrar das constantes ameaças externas que enfrentam diariamente. Pela mestria e inteligência no uso da câmara que penetra e revela um local a que ele chama de “lar”, o prémio para Melhor Realizador Português vai para BASIL DA CUNHA, pelo filme 2720.


· PRÉMIO DO PÚBLICO

Natureza Humana, Mónica Lima

[Prémio Sociedade Portuguesa de Autores]



— COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL

The Secret Garden, Nour Ouayda

[Prémio Centro de Arte Oliva]


O prémio para Melhor Filme Experimental do Curtas Vila do Conde vai para um filme que entrelaça o estilo de uma história antiga com os tropos de ficção científica, através do uso elegante da câmara-na-mão e da narrativa. Estruturado em capítulos que revelam, tal como se de uma investigação se tratasse, uma conspiração vegetal e uma crise existencial e pessoal, o filme O JARDIM SECRETO, de Nour Ouayada, apresenta-se como uma proposta consistente para pensar sobre a vida das plantas, sobre comunidade e sobre a solidão na cidade.



— TAKE ONE

· MELHOR FILME

1/2=1, Luísa Alegre

[Prémios Showreel, IPDJ, Restart]


Pela sua expressão plástica, consciência do cinema e dos seus processos.


· MELHOR REALIZADOR

Catarina Gonçalves, Até que Tenha Fôlego

[Prémio Blit]


Pelo olhar sobre mulheres que vivem tanto na quietude, como em comunidade.


· MENÇÃO HONROSA

Vanette, Maria Beatriz Castelo


Pela narrativa que comunica através do silêncio na viagem das personagens.



— COMPETIÇÃO VÍDEOS MUSICAIS

Surma – Islet, Telmo Soares


Pelo visual cuidado, pela sensibilidade de um tema que acompanha as diversas experiências no caminho e na transformação da protagonista.



— CURTINHAS

VENCEDOR 

O Carrossel, Augusto Schillaci


1.ª Menção Honrosa

Canário, Pierre-Hugues Dallaire, Benoit Therriault


2.ª Menção Honrosa

O Que se Passa com o Tempo, Irene Iborra


— MY GENERATION

Invincible, Vincent René-Lortie

[Prémio Auto Bemguiados]


— NEW SHORT FILM PROJECTS (CURTAS PRO)

As Minhas Sensações são Tudo o que Tenho para Oferecer, Isadora pedro Neves Marques

[Prémio Blit]

Outras Notícias

Curtas Vila do Conde

Sobre
Equipa
Imprensa
Apoios

Festival

Call for Entries
Edições anteriores
Notícias

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2023 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile