Um dos fenómenos mais relevantes da atual cultura digital é aquele criado por canais do YouTube. Há muitos, e para muitos gostos, mas alguns dedicam-se com especial atenção a analisar as formas audiovisuais do mundo contemporâneo. Um desses canais, cujo sucesso tem sido colossal, intitula-se “Every Frame a Painting” e é da autoria do canadiano Tony Zhou, um editor profissional que lança, regularmente, filmes sobre um determinado assunto. O modelo dos vídeos é similar: um ‘supercut’ de diversos filmes, com uma voz ‘off’ que narra a análise, ao mesmo tempo que chama à atenção para determinados momentos no ecrã – utilizando, para isso, técnicas específicas da montagem, como a repetição, o ‘freeze frame’, ou mesmo um ‘replay’ das imagens (em certa medida, tratam-se também de técnicas utilizadas em vários programas de televisão). Entre os ensaios mais vistos, estão alguns como “Akira Kurosawa - Composing Movement” ou “A Brief Look at Texting and the Internet in Film”. Mas o campeão é “Jackie Chan - How to Do Action Comedy”, com mais de 5 milhões de visionamentos. Seguindo a lógica do modelo atrás mencionado, este filme analisa, com bastante precisão e desenvoltura narrativa, porque é que Jackie Chan atinge a mestria na combinação entre comédia e ação. Para Tony Zhou, Chan aproxima-se dos mestres do burlesco – como Chaplin ou Keaton – utilizando objetos familiares e dando-lhe um uso fora do comum, criando humor, mas também utilizando esses objetos como ‘armas’ da ação. Para além disso, as suas cenas de ação não são ‘simuladas’: Chan luta mesmo com o seu corpo, permitindo-lhe uma ‘découpage’ muito mais clássica (pouca câmara à mão e ausência de ‘travellings’). O trabalho de Tony Zhou permite desconstruir o cinema contemporâneo a partir de categorias de género ou de autoria, revelando os procedimentos utilizados na construção de sentido. É um exemplo pertinente do ensaio audiovisual digital contemporâneo, da sua massificação pela Internet e também da combinação de um certo gozo do entretenimento com a análise mais refinada. (DR)