Agência

Solar

Animar

O Dia Mais Curto

Curtas 2024

32.º Curtas Vila do Conde:

Júri

Competição Internacional

Short Title

Emilie Lesclaux


Formada em ciências políticas, Emilie Lesclaux mudou-se em 2002 para o Recife, no Brasil, onde passou a trabalhar como produtora cinema- tográfica. Entre outras obras com estreia nos principais festivais de cinema internacionais,

produziu O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau, que foi o filme de abertura do Curtas em 2019.



Estibaliz Urresola Solaguren


Formada em Comunicação Audiovisual (UPV-Bilbao), Teoria da Montagem (EICTV Cuba), Mestre em Direção Cinematográfica e em Indústria Cinematográfica (ESCAC). Desde 2011, realizou várias curtas-metragens exibidas em festivais em todo o mundo. A sua curta mais recente, Cuerdas, recebeu o Rails d'Or em Cannes e o prémio para Melhor Ficção no Curtas 2022. 20 000 Espécies de Abelhas, que teve estreia na última Berlinale, é a sua primeira longa-metragem de ficção.


Émilie Poirier


Desde 2017, Emilie Poirier trabalha na programação do Festival du Nouveau Cinéma de Montréal (FNC), onde é agora a coordenadora da programação de curtas e longas-metragens. Poirier tem um BA em ciências políticas (relações internacionais) pela UQAM (2010) e um certificado em história da arte pela Université de Montréal (2014).

Rémi Bigot


Rémi Bigot


Rémi Bigot é o diretor do departamento de cinema da Semaine de la Critique do Festival de Cannes, depois de ter estado quatro anos à frente da secção de curtas-metragens. Anteriormente, trabalhou em vários festivais e workshops dedicados a talentos emergentes, como o Angers European First Film Festival ou o Marrakesh IFF' Atlas Workshops.

Competição Experimental

Short Title

Gaëlle Rouard


Artista e cineasta francesa, Gaëlle Rouardintitula-se uma alquimista especializada na precipitação de prata em filme. Desenvolveu e ainda explora vários métodos de processamento químico do filme, e entretanto dedicou-se a experimentar com todas as possibilidades de jogos de multi-projeção ao vivo.

Isadora Pedro Neves Marques


Isadora Pedro Neves Marques é realizadora, artista visual e escritora. Os seus filmes foram exibidos em vários festivais de cinema e outros espaços expositivos como Tate Modern Film, Serpentine Galleries e HOME Manchester, entre outros. Foi a Representação Oficial Portuguesa – Pavilhão de Portugal na 59.a Bienal de Veneza em 2022. Co-fundou a produtora de cinema Foi Bonita a Festa em 2021.

Juan Luis Toboso


Investigador, curador e docente. Atualmente é curador na Galeria Municipal do Porto. Professor Auxiliar Convidado na Pós-Graduação na ESAP. Desenvolveu projetos artísticos e curatoriais em torno da arte contemporânea de forma independente e em colaboração com alguns centros de arte nacionais e internacionais.

Competição de Vídeos Musicais

Short Title

Carolina Brandão


Começou o projeto Sunflowers e co-fundou o colectivo independente de artistas O Cão da Garagem, que funciona não só como editora independente, mas também como agência demmarcação de concertos a nível europeu. Com Sunflowers, lançou 2 EPs e 4 álbuns de longa duração e tocou mais de 300 concertos, em 20 países diferentes. Atualmente é também General Manager no complexo Arda Music Hub.

Hugo Ramos


É produtor executivo do Batalha Centro de Cinema. Colaborou com o Curtas Vila do Conde desde a segunda edição, tendo feito parte da equipa permanente do festival durante mais de 20 anos, saindo em 2021 como diretor de produção. Foi programador e membro da comissão de seleção da Competição Internacional e Competição de Vídeos Musicais durante várias edições do festival.

Simão Praça


Músico, cantor à solta, compositor, produtor, performer e DJ, Simão Praça é natural de Vila do Conde. Fundador das bandas TURBO JUNK I.E. – com quem gravou três álbuns de originais, Junkie for sale (1994), Used (1997) e Turbo Junkie de 2000 – e Plaza, com quem gravou, em 2004, Meeting Point.

Take One!

Short Title

Eduardo Brito


Depois de várias curtas (como Penúmbria, Úrsula e Lethes), escreveu e realizou a longa-metragem A Sibila, a partir da obra de Agustina Bessa-Luís. Como argumentista, escreveu para filmes de Manuel Mozos e Rodrigo Areias, entre outros. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde ensina regularmente como assistente convidado, e fez especialização em guionismo na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba.

Mónica Santos


Mónica Santos é uma autora multifacetada, realizadora dos filmes Amélia & Duarte, Entre Sombras (estes dois corealizados com Alice Guimarães, e unem a técnica de animação com imagem real), O Casaco Rosa e Palma. Conta no seu percurso cinematográfico com dois prémios Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema, e uma nomeação para os Césares, pela Academia Francesa.

Severiano Casalderrey


Severiano Casalderrey é programador e subdirector do Festival Internacional de Cinema de Bueu (FICBUEU), que decorre no mês de setembro em Bueu (Galiza/Espanha). A sua programação aposta em filmes com duração inferior a 30 minutos, apresentando anualmente mais de uma centena de filmes de todo o mundo, que constituem uma amostra heterogénea das melhores curtas-metragens mundiais.

Curtas Vila do Conde

Bilheteira
Notícias
Sobre
Imprensa
Voluntariado
Equipa
Apoios

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2023 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile