Stereo
O programa Stereo é, ano após ano, uma das secções mais aguardadas do festival, graças à promessa sempre renovada de que a união entre cinema e música – explorada ao longo do tempo nas suas múltiplas formas no Curtas – continua a surpreender e a entusiasmar. Seja através da redescoberta de clássicos com novas bandas-sonoras e interpretações ao vivo, de documentários sobre figuras e temas do universo musical, ou de espectáculos audiovisuais inovadores e sensoriais, o Stereo mantém-se como um dos grandes trunfos do festival.
Filmes-concerto
Da edição deste ano destaca-se a performance de Lee Ranaldo (guitarrista, compositor e um dos membros fundadores da icónica banda Sonic Youth), que irá musicar ao vivo uma banda-sonora para o filme “Quick Billy” (1971), do cineasta Bruce Baillie, nome fundamental do cinema independente e avant-garde americano, numa confluência imperdível entre música e cinema experimental. Do mesmo modo, da francesa Felicia Atkinson, artista visual e compositora que tem trabalhado com nomes como Ben Rivers, espera-se uma interpretação surpreendente da banda sonora do filme “Les Yeux Sans Visage” (1960), o clássico intemporal do cinema de terror de Georges Franju. Com enorme expectativa é também aguardado o que o músico, produtor e multi-instrumentista John Carroll Kirby tem preparado para este programa. O americano, sediado em Los Angeles e que tem trabalhado com nomes sonantes como Solange e Eddie Chacon, irá musicar uma obra inédita encomendada para o efeito à artista visual Nika Milano.
12 JUL · 23:00
Teatro Municipal 1
Lee Ranaldo
"Quick Billy", Bruce Baillie
Lee Ranaldo é músico, artista visual e escritor, mais conhecido como um dos co-fundadores da lendária banda Sonic Youth, que ajudou a moldar o som do rock alternativo a partir da década de 1980. Além da sua produção musical, ele expôs também trabalhos visuais e publicou poesia, diários e escritos sobre música. Nos últimos anos, Lee Ranaldo tem apresentado “Contre Jour” com a sua parceira Leah Singer - espetáculos imersivos de som e luz com guitarras elétricas suspensas e projeções giratórias. A sua peça acústica a solo “In Virus Times” foi lançada pela Mute Records em 2021, e a banda Sonic Youth lançou o álbum ao vivo “Walls Have Ears” no início de 2024.
Ao interpretar ao vivo uma banda-sonora para o filme “Quick Billy” (1971) do cineasta Bruce Baillie, realizador fundamental do cinema independente e avant-garde americano, esta promete um encontro imperdível e imprevisível entre a música experimental de Lee Ranaldo e o cinema experimental de Bruce Baillie.
Este cine-concerto é uma encomenda da Curtas Metragens CRL, VIERNULVIER e Film Fest Gent no âmbito do Curtas Vila do Conde e do Videodroom Festival.
Lee Ranaldo, Foto: Diego Homez
17 JUL · 23:00
Teatro Municipal 1
Felicia Atkinson
"Les Yeux Sans Visage", Georges Franju
Para Félicia Atkinson, as vozes humanas habitam uma ecologia ao lado e dentro de muitas outras coisas que não falam, no sentido convencional: paisagens, imagens, livros, memórias, ideias. A compositora eletroacústica e artista visual francesa cria música que anima essas outras vozes possíveis em conversa com a sua própria, colando gravações de campo, instrumentação midi e trechos de linguagem ensaística em francês e inglês.
"Ver «Les yeux sans visage» - quando era adolescente, nos anos 90 - teve um grande impacto em mim. Não só foi inspirada por uma fantástica canção dos anos 80 de Billy Idol, como é realmente um excelente filme de terror a preto e branco sobre liberdade, empoderamento feminino e imagem". - Félicia Atkinson
Este cine-concerto foi encomendado pela VIERNULVIER & Film Fest Gent no âmbito do Festival Videodroom anual.
Felicia Atkinson, Foto: Eleonore Huisse
18 JUL · 23:00
Teatro Municipal 1
"Traces"
John Carroll Kirby x Nika Milano
John Carroll Kirby é um pianista, compositor e produtor sediado em Los Angeles, conhecido pela sua mistura distinta de jazz, new age, soul e música eletrónica. Já colaborou com artistas como Solange, Eddie Chacon, Frank Ocean e Steve Lacy. O seu trabalho com sintetizadores em "Cranes in the Sky", de Solange, e a nomeação para os Grammy de 2024 por "Bad Habit", de Lacy, consolidaram a sua reputação como um talento muito procurado em estúdios de gravação. Kirby lançou oito álbuns a solo, que vão desde a fusão de jazz tropical de "My Garden" ao meditativo "Conflict", o mais orientado para o conjunto "Septet", e o mais eletrónico "Dance Ancestral and Blowout (2023). Ele também compôs para cinema, criando a banda sonora da premiada longa-metragem de animação “Cryptozoo” e da longa-metragem de 2024 “The Luckiest Man in America”.
Nika Milano é uma artista audiovisual nascida na Venezuela e radicada na Cidade do México. A sua prática multidisciplinar abrange fotografia, vídeo experimental, síntese analógica, som e cinema. Influenciada pelo cinema estruturalista e pelos sistemas de feedback, explora a interação entre processos orgânicos e tecnologia.
Este cine-concerto é uma encomenda da Curtas Metragens CRL, VIERNULVIER e Film Fest Gent no âmbito do Curtas Vila do Conde e do Videodroom Festival.
John Carrok Kirby ® ATC Live
Filmes Musicais
A completar este programa, serão exibidos três longas-metragens: “Ritas”, sobre a cantora Rita Lee, “Monk in Pieces”, sobre a artista e compositora visionária Meredith Monk, e “Köln 75”, que aborda um concerto de Keith Jarrett em 1975, que daria origem a um dos discos de jazz mais vendidos de todos os tempos. Este programa de filmes musicais é da curadoria de "Os Suspeitos":
Um grupo de apaixonados pela música, com carreiras profissionais noutras áreas, criaram em 2018 a cooperativa Mr. November, promotora musical da marca "Os Suspeitos", na organização de concertos. Depois de 60 concertos na cidade do Porto,
*A anteceder “Monk in Pieces” e “Ritas” teremos um DJ Set por dois cooperantes da Mr. November, Pedro Ferreira e Miguel Ortigão.
17 JUL · 21:45
Solar – Galeria de Arte Cinemática · Pátio
Monk in Pieces
Com estreia mundial na Berlinale deste ano, “Monk in Pieces” retrata o percurso e a linguagem singular da compositora, performer e artista Meredith Monk. Com depoimentos de David Byrne e Bjork, o filme de Billy Shebar reflete de forma elegante a profunda influência cultural de Monk, alargando os horizontes da expressão artística.
David Roberts, Billy Shebar, EUA, Alemanha, França, 2025, DOC, 94''
18 JUL · 21:30
Solar – Galeria de Arte Cinemática · Pátio
Ritas
Documentário narrado pela própria Rita Lee, “Ritas” é um viagem imersiva ao seu mundo, que nos leva da vida pessoal ao processo criativo. Humores, amores e bastidores. O feminismo e as suas batalhas. O carisma da eremita, e as metamorfoses em palco. O filme de Oswaldo Santana revela o lado íntimo da rebelde por trás da rainha do rock brasileiro.
Karen Harley, Oswaldo Santana, Brasil, 2025, DOC, 82'
19 JUL · 20:30
Teatro Municipal 1
"The Koln Concert" é para muitos o melhor álbum gravado ao vivo de sempre. Cinquenta anos depois “Koln 75”, filme de Ido Fluk estreado na Berlinale, revisita a história de Vera Brandes, que ainda adolescente, trouxe Keith Jarret a Colónia. Esta é a história dos obstáculos e dos desafios que teve de ultrapassar. Um piano desafinado. O génio e os caprichos de Keith Jarret. Um concerto icónico que esteve perto de não se realizar. O poder da música e a vertigem idealista da juventude.
Ido Fluk, Alemanha, Polónia, Bélgica, 2025, FIC, 116'
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter