Publicado —
Stereo reforça diálogo entre música eletrónica e cinema no Curtas Vila do Conde
Bilhetes
A edição de 2025 do Stereo apresenta três cine-concertos inéditos, que reforçam o compromisso do festival com a experimentação interdisciplinar e a renovação constante do formato.
O programa Stereo, uma das secções mais distintivas e aguardadas do Curtas Vila do Conde, volta a afirmar-se como um espaço privilegiado de encontro entre o cinema e a música ao vivo, com especial destaque este ano para a música eletrónica enquanto linguagem de exploração audiovisual.
A primeira proposta é da autoria de Lee Ranaldo, músico e cofundador da banda norte-americana Sonic Youth, que, acompanhado pelo percussionista brasileiro Luís Bittencourt, apresentará uma nova banda-sonora ao vivo para "Quick Billy" (1971), do cineasta Bruce Baillie. Reconhecido como figura central do cinema independente e avant-garde norte-americano, Baillie encontra em Ranaldo um intérprete à altura da densidade visual e poética do seu trabalho, num espetáculo que cruza a linguagem do rock experimental com o cinema de vanguarda.
Outro momento de destaque será a interpretação da compositora e artista visual Félicia Atkinson para "Les Yeux Sans Visage" (1960), clássico do cinema francês de Georges Franju. Atkinson, cuja prática se situa entre a música eletroacústica, a literatura e as artes visuais, propõe uma leitura contemporânea da obra, articulando piano, Fender Rhodes e voz com gravações de campo e elementos eletrónicos para criar uma atmosfera sensorial e meditativa.
A programação inclui ainda a estreia de uma performance audiovisual inédita, encomendada ao pianista e produtor John Carroll Kirby, que colabora com Nika Milano, artista audiovisual venezuelana radicada na Cidade do México. Conhecido pelo seu trabalho com Solange, Eddie Chacon e Frank Ocean, Kirby apresenta-se ao piano e teclados ao lado de Rory McCarthy (sintetizadores), musicando em tempo real um filme criado especialmente para esta ocasião. Milano, cuja prática combina síntese analógica, feedback visual e tecnologias obsoletas, constrói imagens abstratas e rítmicas, numa proposta imersiva onde som e imagem operam em simbiose.
Estes três cine-concertos são apresentados no âmbito do programa Stereo com coprodução da Curtas Metragens CRL, VIERNULVIER e Film Fest Gent, e em articulação com o festival Videodroom, reforçando a vocação internacional e colaborativa do Curtas Vila do Conde na produção e difusão de obras inovadoras no cruzamento entre cinema e música.
Outras Notícias
Curtas Vila do Conde
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter
Back