Animar
O Dia Mais Curto
Loja das Curtas
Solar
Agência
2025 - Extensões do Curtas
FilmChief [2024] - 2025 - Sol Menor - fc-106263.jpeg
FilmChief [2024] - 2024 - Amen - fc-105229.png
FilmChief [2024] - 2024 - Home Sweet Home - fc-85398.jpg

Publicado —

29
Julho
2025

O Curtas leva o melhor do festival a várias cidades do país

Tal como tem sido tradição desde 1998, o festival volta a percorrer o país com as extensões do festival — Curtas On Tour 2025 — levando ao público três programas que reúnem alguns dos filmes mais destacados desta edição.

A 33.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 20 de julho, com a habitual cerimónia de encerramento e o anúncio dos filmes premiados. Este ano, o festival volta a percorrer o país com a nova edição do Curtas On Tour 2025, levando ao público três programas que reúnem alguns dos filmes mais destacados desta edição.


Esta tour arranca a 8 de agosto na Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde) e prolonga-se até novembro, com sessões programadas em várias cidades portuguesas, incluindo Vila do Conde, Lisboa, Cascais, Vila Real e Braga, entre outras.


Três programas, múltiplas perspetivas


O programa “Best of Curtas” apresenta uma seleção de obras premiadas no festival, incluindo:

  • Sol Menor, de André Silva Santos – Prémio de Melhor Filme da Competição Nacional

  • Porque Hoje é Sábado, de Alice Eça Guimarães – Prémio do Público da Competição Nacional

  • Alișveriș, de Vasile Todinca – Grande Prémio da Competição Internacional

  • Como Si La Tierra Se Las Hubiera Tragado, de Natalia León – Prémio do Público da Competição Internacional


Para os mais novos, o programa “Curtinhas” oferece uma seleção de curtas-metragens dedicadas ao público infantojuvenil, escolhidas por um júri composto por crianças entre os 8 e os 12 anos. Serão exibidos:

  • Amen, de Orphée Coutier, Bettina Demarty, Kimié Maingonnat, Laurène Perego, Louise Poulain e Avril Zundel – Prémio de Melhor Filme Curtinhas

  • A Cozinha de Bobel, de Fiona Rolland – Menção Honrosa

  • Trabalho de Casa, de Nacho Arjona – Menção Honrosa

  • Uma Guitarra à Deriva, de Sophie Roze – Menção Honrosa


O programa “My Generation”, pensado para o público juvenil, é dinamizado por um comité de adolescentes das escolas secundárias e superiores da região. A seleção inclui:

  • Children of the Bird, de Júlia Tudisco

  • Home Sweet Home, de Tiffany Deleuze – Prémio do Público My Generation

  • A Emancipação de Mimi, de Marcelo Pereira

  • Extracurricular Activity, de Dean Wei e Yidan Xu


Como receber o Curtas On Tour?


As entidades interessadas em acolher o Curtas On Tour 2025 podem contactar a organização através do email: parcerias@curtas.pt.


[Consultar regulamento aqui]

Outras Notícias

Curtas Vila do Conde

Festival
Sobre
Curtas Pro

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile