Animar
O Dia Mais Curto
Loja das Curtas
Solar
Agência
2025 - Palmarés - 33.º Curtas
FilmChief [2024] - 2025 - Sol Menor - fc-106263.jpeg
FilmChief [2024] - 2024 - Home Sweet Home - fc-85398.jpg
FilmChief [2024] - 2025 - Homem - fc-105489.jpg
FilmChief [2024] - 2024 - Pelas Costuras - fc-98405.jpg
FilmChief [2024] - 2025 - Como si la tierra se las hubiera tragado - fc-87985.jpg

Publicado —

19
Julho
2025

Os vencedores da 33.ª edição do Curtas

Os grandes vencedores do 33.º Curtas Vila do Conde já são conhecidos. Parabéns a todos!

Foram entregues este sábado, dia 19 de julho de 2025, os prémios para as diferentes categorias em competição na edição deste ano do Curtas Vila do Conde. Uma seleção de obras escolhidas pelos diferentes júris das secções e dos votos do público que participou no festival.


COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Grande Prémio [DCN Beers]

ALIȘVERIȘ, Vasile Todinca

Declaração do júri: Ao acompanhar a jornada imparável da sua personagem para pesar e vender o seu precioso rabo de cavalo para conseguir pagar a renda, o filme transforma o género social num retrato divertido de uma cidade invadida pelo capitalismo selvagem. Enquadrando naturezas mortas e outdoors publicitários, e com um uso brilhante de luzes de néon coloridas, sombras e imagens de câmaras de vigilância, ficámos impressionados pela capacidade do cineasta de misturar meios e formas. Pela sua visão crítica e perspicaz sobre o mundo contemporâneo, pelo seu tom humorístico numa situação dramática e pela sua promissora realização cinematográfica.


Melhor Animação [ESMAD]

WORLD AT STAKE, Susanna Flock, Adrian Jonas Haim, Jona Kleinlein

Declaração do júri: Três eventos desportivos tornam-se o palco de uma reflexão divertida e perturbadora sobre o estado de um mundo que se afoga silenciosamente contra o pano de fundo da passividade do espetador. Os realizadores provam, mais uma vez, a sua mestria na manipulação de jogos de vídeo - confrontando o público, com precisão e inteligência, com o que está em jogo. Usando clareza concetual e humor negro, o filme transforma o espetáculo do desporto numa metáfora nítida do sistema em que vivemos.


Melhor Documentário [ESMAD]

BEING JOHN SMITH, John Smith

Declaração do júri: Este retrato do artista como um homem envelhecido, cada vez mais à esquerda, faz colapsar habilmente o pessoal e o político numa obra humana, intuitiva e sincera. Com o seu caraterístico humor sagaz e autodepreciativo, o realizador entrelaça elegantemente a crise do presente com uma exploração do seu próprio passado. Crucialmente, o filme questiona o papel do artista face ao genocídio em curso em Gaza e a um mundo em colapso.


Melhor Ficção [ESMAD]

WHAT MARY DIDN’T KNOW, Konstantina Kotzamani

Declaração do júri: Retratando com notável precisão a vulnerabilidade emocional do desejo adolescente, este filme retrata a intensidade do primeiro amor e do desgosto amoroso com profundidade e ternura. Visualmente rico e emocionalmente complexo, oferece um olhar assumidamente romântico sobre a juventude, a família e os momentos despreocupados de saudade, nos quais a língua não é um obstáculo à comunicação – tudo envolto em imagens deslumbrantes, detalhes divertidos e os melhores nomes de cocktails do cinema.


Prémio do Público [Fricon]

COMO SI LA TIERRA SE LAS HUBIERA TRAGADO, Natalia León


Candidato ao European Film Awards 2026

SOL MENOR, André Silva Santos



COMPETIÇÃO NACIONAL

Melhor Filme [Escola das Artes, Universidade Católica do Porto + Pulsar Studios + TV Cine + Festhome]

SOL MENOR, André Silva Santos

Declaração do Júri: Através de uma observação discreta e de uma narrativa luminosa, o cineasta apresenta um filme de uma sensibilidade rara e subtil, criando uma narrativa que ilumina suavemente os espaços entre o luto e a fragilidade e complexidade das relações familiares. Um filme terno e profundamente reflexivo, que brilha com detalhes, impressões e pequenas tensões intangíveis – o seu cuidado artesanal, o seu universo bem construído e a sua realização contida, mas expressiva, anunciam uma nova voz convincente no cinema português.



Prémio do Público [SPA Autores]

PORQUE HOJE É SÁBADO, Alice Eça Guimarães



COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL

Melhor Filme [Centro de Arte Oliva]

DARIA’S NIGHT FLOWERS, Maryam Tafakory

Declaração do júri: O júri decidiu atribuir o Prémio de Melhor Filme da Competição Experimental a uma obra que costura de forma única: poesia, silêncio, fragmentos e múltiplas camadas de imagens, explorando o universo feminino num espaço de luta e resistência. Através de uma crítica política e cultural incisiva, o filme rompe com as convenções narrativas tradicionais, usando a ausência como meio de contestação e transformação, revelando tensões entre tradição e opressão.



COMPETIÇÃO TAKE ONE!

Melhor Filme [Showreel]

HOMEM, Fábio Zilbermann Iuchno

Declaração do júri: Um filme que nos leva para dentro dos muros de uma prisão, ao mesmo tempo que abre janelas para as histórias de homens que refletem sobre a fragilidade humana e a busca pela redenção. Através de um processo documental participativo, dá voz e poder aos homens para escreverem as suas próprias narrativas, olhando para as suas cicatrizes sem qualquer julgamento. "Homem" é também um poderoso lembrete de que o cinema pode ser uma arma para nos aproximar em tempos de conflito, construindo pontes onde antes só havia muros.


Melhor Realização [Blit]

Daniela Tietzen, Luana Rodrigues, Adriana Andrade por "PELAS COSTURAS"

Declaração do júri: Pela honestidade e autenticidade na representação da jornada do crescimento e da transformação em mulher, e pelo processo de aceitação da feminilidade. Pela realização criativa que evoca sensações físicas no público através do uso de materiais têxteis. O uso de diferentes técnicas para as diferentes partes da narrativa destaca os vários sentimentos inerentes à experiência de crescer como mulher.



COMPETIÇÃO VÍDEOS MUSICAIS

Melhor Filme [Louie Louie]

MEMÓRIA DE PEIXE - GOOD MORNING por Miguel Nicolau

Declaração do júri: Um vídeo fora da caixa que encaixa perfeitamente na consciência de cada um.




COMPETIÇÃO MY GENERATION

Melhor Filme [Auto Bemguiados]

HOME SWEET HOME, Tiffany Deleuze

Outras Notícias

Curtas Vila do Conde

Festival
Sobre
Curtas Pro

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile