Publicado —
O 21º Curtas Vila do Conde – que decorrerá entre 6 e 14 de julho de 2013 – já começa a mexer. Parte da sua programação está já a ser ultimada. Como habitualmente, o festival prepara-se para uma edição forte, apostando em várias estreias internacionais e um cruzamento entre o cinema e outras artes.
A programação paralela às competições tem já várias confirmações. No caso dos filmes-concerto, o Curtas Vila do Conde prevê já três acontecimentos importantes:
- The Legendary Tigerman volta a encontrar-se com Rita Redshoes (já em 2011 se apresentaram no festival), para o filme “Facínora”, de Paulo Abreu; ainda para outro filme do realizador português, “Barba”, o convidado a criar uma banda-sonora original ao vivo é Vítor Rua (ex-GNR, Telectu);
- a banda portuguesa Zelig (constituída por elementos dos Ornatos Violeta e Pluto) apresentam a sua música com um western clássico de John Ford, “Bucking Broadway”, de 1917;
- o músico e compositor italiano Alex Puddu apresenta um espetáculo musical para filmes porno dinamarqueses dos anos 70.
Entretanto, o festival de 2013 – à semelhança do ano anterior – será o palco privilegiado para a estreia das últimas produções do projeto Estaleiro. Desenvolvidos durante o último ano, estes filmes juntam realizadores portugueses com uma equipa de jovens estudantes. Nesta 21ª edição serão exibidos os filmes de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (sobre a Chinatown de Vila do Conde, num curioso prolongamento dos temas asiáticos na obra dos realizadores); Gonçalo Tocha (com um filme rodado na comunidade piscatória de Vila Chã e que é uma interessante variação do método do realizador); André Tentúgal (que apresenta uma ficção rodada na zona do Porto).
Está também já previsto um programa ambicioso – intitulado "Film" – que combinará uma exposição com um programa de cinema. Este programa pretende refletir sobre a condição do cinema e a presença física da película enquanto matéria prima para a expressão artística em plena era digital. Está já confirmada a presença do cineasta e foco na obra de Bill Morrison, cujo trabalho se desenvolve, precisamente, à volta da manipulação da película fílmica.
Para além destes destaques, o Curtas Vila do Conde continuará a apostar em vários programas paralelos:
- Da Curta à Longa: exibição de filmes de longa-metragem de autores que já passaram pelo festival
- Panorama Nacional e Europeu: um conjunto vasto de curtas-metragens que já passaram em outros festivais.
- Curtinhas: mais uma vez o festival aposta numa vertente de criação de públicos, oferecendo um conjunto de atividades específicas para os mais pequenos, incluindo várias sessões de cinema.
Outras Notícias
Curtas Vila do Conde
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter
Back