Animar
O Dia Mais Curto
Loja das Curtas
Solar
Agência
Nós já vencemos! - sobre "E do mar nasceu"

Publicado —

16
Julho
2016
Nós já vencemos! - sobre "E do mar nasceu"

O texto seguinte foi produzido por um dos participantes do Workshop Crítica de Cinema realizado durante o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema. Este Workshop é formado por um conjunto de masterclasses e debates com convidados internacionais e pela produção de textos críticos sobre os filmes exibidos durante o festival, que serão publicados, periodicamente, na página do PÚBLICO e no blogue do Curtas Vila do Conde.


Por Pedro Henrique 


‘Não é no tempo em que os animais falavam’, nem no início das epístolas ‘Naquele Tempo’, mas houve uma era em Portugal na qual se criavam cooperativas para melhor distribuir os lucros e para uma organização mais justa do trabalho. E mais, houve uma equipa de cinema que a pedido da Direcção Geral de Educação Permanente para a Formação de Adultos foi até às Caxinas filmar esse período. A grande questão social da época centrava-se nos pescadores e nessa nova aventura de organização laboral, com o sentido de espalhar a palavra e mostrar ao resto do país, em 1977, depois do PREC, como era possível concretizar o sonho de uma revolução e documentar uma cooperativa de pesca que, com esperança e energia, se constituía com o título “Nós venceremos”.  

Ricardo Costa, autor de longas metragens como Avieiros (1975), Mau Tempo, Marés e Mudança (1976) incluídas na série televisiva Mar Limiar (1975-77) realiza com a colaboração de Acácio de Almeida e Solveig Nordlund, membros da Cooperativa Grupo Zero, um filme que pretendia ajudar a população e mostrar-lhes as potencialidades que então poderiam ter por diante.

A nível cinematográfico, o filme é organizado através de pequenos quadros alegóricos de diversos aspetos que caracterizam a disposição e sensibilidades dos habitantes da paróquia: ora através do humor inusitado pela promessa ao Senhor dos Passos e pela rapariga que namora com o sardinheiro; ora pela superstição das bruxas do mar; ora pela honestidade da divisão dos ganhos monetários após a faina; ou ainda pela liderança mostrada pela Comissão ‘Pó’ Progresso das Caxinas, Poça da Barca e Lugares Anexos, na comunicação dos objetivos alcançados e daqueles que se pretende atingir.


“E do mar nasceu” é um documento essencial para compreender como se desenvolveu a comunidade de Caxinas e como estava organizada durante o PREC, bem como para entender as dificuldades de uma geração que não está muito distante, numa época em que se pretendia incrementar a pesca como atividade económica (mal se sabendo então que uma década e meia depois iria haver um esforço concertado para destruir essa mesma frota). É um filme-manuscrito, no qual estão inscritas as ideias fundamentais de uma população que lutava por sobreviver, mas que não abdicava do quinhão para o Senhor, na divisão dos lucros; que imaginava uma escola de pesca, para os filhos não irem para o mar analfabetos e que lutavam por infraestruturas essenciais como escolas básicas e liceus para o prosseguimento de estudos, por habitação condigna e por acessos e arruamentos que valorizassem a sua paróquia, mais numerosa que a própria localidade de Vila do Conde.


Da mesma forma como termina o filme, com uma canção de embalar, ao longo deste somos encantados com esta melodia, que percorre a sala, de pessoas que acedem a imagens perdidas no Palácio da Memória de Santo Agostinho. Há uma sensação de familiaridade singular nesta sessão, uma fama fugaz como o frame da película. Nós, os que estivemos na sala, já vencemos por este filme ter sobrevivido ao tempo e por sermos espectadores privilegiados desse regresso. 

Outras Notícias

Curtas Vila do Conde

Festival
Sobre
Curtas Pro

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile