Animar
O Dia Mais Curto
Loja das Curtas
Solar
Agência
Extensões do 24º Curtas Vila do Conde

Publicado —

18
Julho
2016
Extensões do 24º Curtas Vila do Conde

Até outubro, as extensões do 24º Curtas Vila do Conde vão levar alguns dos filmes premiados no festival a 15 cidades portuguesas: Almada, Barcelos, Braga, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Leiria, Lisboa, Marvão, Matosinhos, Ponte de Lima, Porto, Santo Tirso, Sardoal, Vila Nova de Famalicão e Vila Real. Os dois programas – “Best of Curtas Vila do Conde” e “Curtinhas” – são uma seleção de filmes, para adultos e crianças, premiados nas diversas competições do festival.

 

Na sessão “Best of Curtas Vila do Conde” são apresentados “António, Lindo António”, de Ana Maria Gomes (Prémio BPI + Pixel Bunker para o Melhor Filme da Competição Nacional e Prémio do Público SPA), um documentário que procura saber as razões pelas quais o tio da realizadora, que partiu há 50 anos para o Brasil, nunca mais voltou à sua aldeia;  “Home” de Daniel Mulloy (Prémio de Melhor Curta Metragem Europeia), uma homenagem aos refugiados que chegam à Europa em busca de uma nova vida; e “Decorado” de Alberto Vázquez (Prémio de Animação da Competição Internacional e Prémio do Público Niepoort), uma espécie de fábula existencialista de humor corrosivo, em que as personagens são animais antropomórficos e, muitas vezes, terríficos e doentios.

 

O programa “Curtinhas”, destinado aos mais novos, apresenta uma seleção de filmes exibidos nesta secção do festival onde o júri é composto por um grupo de crianças entre os 6 e os 12 anos. “Moom”, de Robert Kondo e Daisuke 'Dice' Tsutsumi (Prémio MAR Shopping); “Moroshka”, de Polina Minchenok (Menção Honrosa M/3); e “Há Pânico na Aldeia:  O regresso às Aulas” de Vincent Patar e Stéphane Aubier (Menção Honrosa M/9) são alguns dos filmes que integram essa sessão.

 

Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa vai receber três sessões especiais dedicadas ao Curtas Vila do Conde. A primeira, a 21 de julho, apresenta os filmes “Setembro” de Leonor Noivo, “A Brief History of Princess X” de Gabriel Abrantes e “António, Lindo António” de Ana Maria Gomes, com a presença de alguns dos realizadores. No dia seguinte, é exibida uma seleção dos premiados da competição internacional com “Limbo” de Konstantina Kotzamani, “Decorado” de Alberto Vázquez e “From the Diary of a Wedding Photographer”, de Nadav Lapid. A 23 de julho, é apresentado o DVD com as curtas-metragens de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, lançado pelo Curtas Vila do Conde em parceria com a FNAC. Serão exibidos os filmes “Parabéns”, “O Que Arde Cura” e “Mahjong”.


No Porto, a Casa da Animação recebe uma sessão especial com uma seleção de filmes de animação e o ciclo de cinema Há Filmes na Baixa apresenta alguns dos documentários exibidos no Curtas Vila do Conde. 


A 24ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema decorreu entre 9 e 17 de julho com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

 

PORTO

Há Filmes na Baixa!

Passos Manuel

20 JUL

22:00 Seleção de documentários

 

Casa da Animação

Museu Soares dos Reis

21 JUL

22:00 Seleção de filmes de animação


BARCELOS

Teatro Gil Vicente

21 JUL 15:00 Curtinhas

28 JUL 21:30 Best of Curtas Vila do Conde

 

LISBOA

Cinemateca Portuguesa

21 JUL 21:30 Premiados Competição Nacional

22 JUL 19:00 Premiados Competição Internacional

23 JUL 21:30 Curtas-metragens de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata

 

SARDOAL

Centro Cultural Gil Vicente 

23 JUL Best of Curtas Vila do Conde

16:00 e 21:30

 

BRAGA

Gnration

25 JUL

10:00 Curtinhas

26 JUL

14:00 Curtinhas

27 AGO

22:00 Best of Curtas Vila do Conde

 

LEIRIA

Teatro Miguel Franco

27 JUL

21:30 Best of Curtas Vila do Conde

 

MATOSINHOS

Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

28 JUL

21:30 Best of Curtas Vila do Conde

 

PONTE DE LIMA

CAL - Associação Cultural

30 JUL

22:00 Best of Curtas Vila do Conde

 

SANTO TIRSO

Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

30 JUL

15:00 Curtinhas

21:30 Best of Curtas Vila do Conde

 

VILA REAL

Teatro de Vila Real

2 AGO

14:30 Curtinhas

22:00 Best of Curtas Vila do Conde

 

COIMBRA

Fila K Cineclube

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

2 AGO

21:40 Best of Curtas Vila do Conde

 

Universidade de Coimbra

Teatro da Cerca de São Bernardo

1 OUT

11:00 Curtinhas

 

MARVÃO

Sala Arenense, Santo António das Areias

17 AGO

11:00 Curtinhas

 

CASTELO BRANCO

Cine-Teatro Avenida

6 SET

21:30 Best of Curtas Vila do Conde

 

CHAVES

Cineclube de Chaves

Teatro Experimental Flaviense

24 SET

21:30 Best of Curtas Vila do Conde

ALMADA

Academia Almadense 

29 OUT

21:30 Best of Curtas Vila do Conde 

VILA NOVA DE FAMALICÃO

Casa das Artes 

30 OUT

15:00 Curtinhas

 

Outras Notícias

Curtas Vila do Conde

Festival
Sobre
Curtas Pro

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile