Animar
O Dia Mais Curto
Loja das Curtas
Solar
Agência
Essência cromática - Sobre "Prima Matéria"

Publicado —

19
Julho
2016
Essência cromática - Sobre "Prima Matéria"

O texto seguinte foi produzido por um dos participantes do Workshop Crítica de Cinema realizado durante o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema. Este Workshop é formado por um conjunto de masterclasses e debates com convidados internacionais e pela produção de textos críticos sobre os filmes exibidos durante o festival, que serão publicados, periodicamente, na página do PÚBLICO e no blogue do Curtas Vila do Conde.

 

Por Vítor Romba

Sobre a égide da consciência do espírito experimental, observamos um infinito cromático de imagens compostas por graciosos e delicados fios de espiral de energia que se transformam em células microscópicas misteriosas de poeira, ilustrando a sensação do nascer da vida, como que a uma viagem ao despoletar da essência, efeito cósmico de matéria-prima que nos enraíza na consciência planetária das imagens.
Através de tratamentos visuais que são expressos digitalmente  por processos cromáticos fotoquímicos, descobrimos o despoletar de um olho que nos leva a uma espécie de meditação de um retrato subconsciente de nosso ser, sendo um retrato pessoal em miniatura; processos esses que na fotografia se designam no papel de quimiogramas, heliogramas ou fotogramas. A arte do cinema experimental é aqui bem expressa, com uma arrojada e sublime capacidade de nos fazer transportar em nossas mãos uma pequena e sublime peça de porcelana.


Em Prima Matéria deambula-se pelo nosso próprio olho, o nosso observar, quase como que um rasgo do boom da aparição, primeira imagem o olho (analogia feita por Luís Buñuel em Um cão Andaluz). Os 3 minutos fílmicos são inspirados na obra De Rerum Natura (56 a.C.), do poeta latino Lucrécio, escritor que se debruçou sobre a natureza das coisas, universo alquímico, que se confunde com os próprios átomos. É também uma homenagem aos primeiros registros fotográficos. 

 
Charlotte Pryce tem uma longa carreira: desde 1986, tem vindo a fazer filmes e objetos óticos, ensinando a arte do experimental um pouco por todo o mundo, sendo já premiada com o melhor arquivo de cinema experimental pela “The Douglass Edwards Award”. Price explora estruturas de devaneio: aproximando o real do imaginado criando imagens para além da visão humana. Utiliza superfícies polidas capazes de atuar como espelho, transportando para o presente a lanterna mágica, instrumento que projeta imagens sequenciais em suporte transparente. É sem dúvida uma visionária alquimista que nos transmite experiências visuais únicas.

Outras Notícias

Curtas Vila do Conde

Festival
Sobre
Curtas Pro

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

Back

Please provide a valid video URL
festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile