A abertura oficial do festival decorre às 18h30, com o filme "O Outro Lado da Esperança", de Aki Kaurismäki. Este é o Regresso do mais português dos cineastas finlandeses, com um novo filme da sua trilogia dos portos. O Outro Lado da Esperança, estreado em Berlim, conta duas histórias que, por um acaso, se intersectam: a de um refugiado Sírio um jogador de pôquer. Às 23:00 é exibida mais um longa-metragem: "Certain Women", de Kelly Reichardt, que acompanha as histórias de três mulheres que se cruzam em pequenas cidades da América, mostrando as imperfeições subtis da sua existência.
A comemorar os seus 25 anos, o Curtas decidiu dar Carta Branca a 25 individualidades ligadas ao mundo da cultura para que escolhessem os seus filmes favoritos vistos no Curtas. A sessão de hoje conta com as escolhas de Daniel Ribas e Ricardo Alexandre, com os filmes "Corpo e Meio", de Sandro Aguilar, e "Bicicleta", de Luís Vieira Campos. Para ver às 21h45.
A abrir os filmes-concerto do festival: a Atlantic Coast Orchestra vai interpretar, ao vivo, uma banda sonora para o filme mudo “The General”, escrita pelo compositor Andrew E. Simpson. Esta comédia acompanha Johnny Gray (Buster Keaton) durante a perseguição de um bando de espiões que roubaram o seu comboio, O General, com a sua noiva Annabelle (Marion Mack) a bordo.
Ainda esta tarde, às 17:00, é inaugurada a exposição "Terra", na Solar - Galeria de Arte Cinemática, com trabalhos de Gabriel Abrantes (em colaboração com Ben Rivers), Priscila Fernandes, Pedro Neves Marques, Joana Pimenta, Lúcia Prancha, Francisco Queimadela and Mariana Caló.
O Curtas Vila do Conde vai contar, ainda hoje, com sessões do Panorama Europeu, dedicado à Bélgica, e três sessões de Short Matters! com algumas das melhores curtas-metragens vistas em festivais europeus.
Às 23h, teremos ainda a festa de abertura, no Café do Parque.