Publicado —
O filme concerto que aqui se estreia, integra a secção Stereo, dedicada à exploração dos múltiplos diálogos possíveis entre a música e o cinema. Por Vila do Conde passa ainda Antena3 Docs Apresenta "Implantação da Rapública #2 Pintar o Hip Hop", o segundo capítulo da série documental que a rádio portuguesa está a dedicar ao universo do rap nacional, onde se fala de graffiti com alguns dos artistas pioneiros da arte de rua em Portugal. A completar a programação do Stereo, dois documentários portugueses, "Ricardo" de Luís Sobreiro e "A Vida Dura Muito Pouco – Celebrando a obra de José Pinhal" de Dinis Leal Machado.
Paulo Furtado tem sido presença quase assídua no Curtas de Vila do Conde, por onde tem vindo a fazer circular quase todo o trabalho de cruzamento entre imagem e som que produziu nos últimos anos. Em 2020, ao lado do realizador Pedro Maia, da actriz Íris Cayatte e do artista sonoro Duarte Ferreira estreia Guanche, uma primeira abordagem artística aquela que será a sua próxima longa-metragem. Tendo por base as rodagens feitas na Madeira (no formato Super8 que tanto gosta), Guanche será um cine-concerto composto por partes da montagem do filme, aqui processadas ao vivo por Pedro Maia, com acompanhamento musical original de The Legendary Tigerman e narrado, ao vivo, por Íris Cayatte. Ainda sem data de estreia, Guanche é um trabalho em torno do homem, do desenvolvimento e da sua relação com a natureza.
Fechar a lista de confirmações com a estreia a norte de dois documentários musicais. "Ricardo", de Luís Sobreiro, um mocumentário sobre uma misteriosa personagem que invadiu o palco do concerto dos Sensible Soccers em Paredes de Coura, e "A Vida dura Muito Pouco – Celebrando a obra de José Pinhal", um filme que tenta traçar a história de vida do músico que, nos últimos anos, se tem transformado num fenómeno de culto junto de uma nova geração da música portuguesa.
Fechada está também a programação para a competição de vídeos de música. Seleccionados para 2020 estão filmes que deram imagem a músicas de Batida, Moullinex, Capicua, Filipe Sambado, Pop Dell'Arte, Clã, Surma, Sereias ou João Pais Filipe.
Recorde-se que a secção Stereo do Curtas havia já promovido, em agosto, uma primeira sessão com a exibição, em Vila do Conde, de Surdina, um dos mais recentes filmes de Rodrigo Areias, musicada ao vivo pelo guitarrista Tó Trips.
SESSÕES
STEREO 1
Sáb, 3 de outubro, 22h15, SALA 1, Teatro Municipal Vila do Conde
Antena3 Docs Apresenta Implantação da Rapública #2 Pintar o Hip Hop, Catarina Peixoto, Portugal, DOC, 25'
A Vida Dura Muito Pouco – Celebrando a Obra de José Pinhal, Dinis Leal Machado, Portugal, 2020, DOC, 23’
Ricardo, Luís Sobreiro, Portugal , 2020, FIC, DOC, 29’
STEREO 2
Sex, 9 de outubro, 22h15, SALA 1, Teatro Municipal Vila do Conde
Filme-concerto GUANCHE, com Paulo Furtado, Pedro Maia, Iris Cayatte
STEREO 3
Sáb, 10 de outubro, 22h15, SALA 1, Teatro Municipal Vila do Conde
Outras Notícias
Curtas Vila do Conde
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter
Back