Animar
O Dia Mais Curto
Loja
Solar
Agência

Cinema Revisitado

Ao lado da sua vocação principal, que passa pela celebração do cinema do presente e dos novos autores que todos os anos vão engrossando a lista de descobertas do festival, a recuperação de algumas obras mais ou menos conhecidas, mais ou menos obscuras, da história do cinema, estiveram desde sempre em destaque na programação do Curtas. Acreditamos que uma das missões essenciais dos festivais é, também, a sua contribuição para um olhar sempre atento e sempre renovado sobre a história do cinema. No campo da curta-metragem, torna-se inevitável afastarmo-nos dos cânones clássicos e, assim, propor uma história do cinema alternativa. É isso que temos feito desde a primeira edição do Curtas, colocando num outro contexto tanto os clássicos como as obras esquecidas.

The Last Film

Esta edição do Cinema Revisitado tem como ingrediente principal o programa “The Last Film”, que parte do seguinte pressuposto: as curtas-metragens são, na maior parte dos casos, obras de início de carreira da maior parte dos cineastas, mas também – situação mais rara - podem ser as últimas obras. Por razões muito diversas, os últimos filmes de realizadores como Douglas Sirk, Michael Powell, Manoel de Oliveira, Godard ou Roberto Rossellini são curtas-metragens. Por mero acaso ou por razões de saúde, por uma vontade de experimentação, por questões orçamentais ou por um afastamento progressivo dos centros de decisão da indústria do cinema, muitos cineastas contradizem a regra de que a curta-metragem se resume ao início das respetivas filmografias. 

The Last Film 1

· JEAN COCTEAU ADDRESSES THE YEAR 2000, Jean Cocteau, 1962, França, EXP, 25’
· ITINERARY OF JEAN BRICARD, Daniéle Huillet, Jean-Marie Straub, 2008, França, DOC, 40’
· RETURN TO THE EDGE OF THE WORLD, Michael Powell, 1978, Reino Unido, DOC, 24’

The Last Film 2

· THE RAILRODDER, Buster Keaton, Gerald Potterton, 1965, Canadá, FIC, 25’
· O VELHO DO RESTELO, Manoel de Oliveira, 2014, Portugal, França, FIC, 20’
· FORZA BASTIA, Jacques Tati, Sophie Tatischeff, 2000, França, DOC, 26’

The Last Film 3

· HELLO OUT THERE, James Whale, 1949, EUA, FIC, 31’
· THE RETURN TO LIFE, Germaine Dulac, 1936, França, FIC, 11’
· BOURBON STREET BLUES, Douglas Sirk, Hans Schönherr, Tilman Taube, 1979, Alemanha, FIC, 25’

The Last Film 4

· A TREMONHA DE CRISTAL, António Campos, 1993, Portugal, FIC, 31’
· THE LITTLE GIRL WHO SOLD THE SUN, Djibril Diop Mambety, 1999, Senegal, Suíça, Alemanha, França, FIC, 45’

The Last Film 5

· LESBIAN WHALE, Barbara Hammer, 2015, EUA, EXP, 7’
· MICHELANGELO EYE TO EYE, Michelangelo Antonioni, 2004, Itália, DOC, 19’
· BEAUBOURG, CENTRE D’ART ET DE CULTURE, Roberto Rossellini, 1977, França, DOC, 56’

The Last Film 6

· PRESENTATION OF THE TRAILER OF A FILM “SCÉNARIO”, Jean-Luc Godard, 2024, França, Japão, FIC, 36
· SCENARIOS, Jean-Luc Godard, 2024, França, Japão, FIC, 18’

Cinema Revisitado - 2025

Call For Entries

Regresso ao Futuro:  Geração Curtas, 25 anos depois

Esta é, também, uma secção do programa que se presta a efemérides. É o caso do “Regresso ao Futuro: Geração Curtas, 25 Anos Depois” que revisita, num breve programa, um período de mudança no cinema português ligado a uma maior visibilidade e aumento de produção das curtas-metragens, com o qual o Curtas Vila do Conde esteve intimamente relacionado, e cuja designação como “Geração Curtas” foi cunhada num artigo de Augusto M. Seabra no Público, e posteriormente numa publicação da recém-criada Agência da Curta Metragem. A escolha recaiu, deliberadamente, num conjunto de filmes menos vistos – pelo menos nos tempos mais recentes – desse período, de quatro autores que se encontraram “no centro dessa transformação invisível, mas estrutural, do cinema português”, nas palavras de Paulo Cunha e Daniel Ribas que introduzem o programa.

Geração Curtas, 25 anos depois

· À DERIVA, Miguel Seabra Lopes, Portugal, 2000, FIC, 13’
· O QUE FOI?, Ivo Ferreira, Portugal, 1998, FIC, 13’
· ÀS TERÇAS DA BAILARINA GORDA, Jeanne Waltz, Portugal, 2000, FIC, 21’
· À MARGEM, João Carrilho, Portugal, 2001, FIC, 12'

Cinema Revisitado - 2025

Call For Entries

Twin Peaks: A Limited Event Series – Episode 8

Finalmente, completa este Cinema Revisitado uma evocação de David Lynch, falecido no início do ano e cuja filmografia o Curtas foi mostrando ao longo da sua história, através de um programa com as suas curtas-metragens (em 2007) ou, mais recentemente, assinalando os vinte anos da obra-prima “Mulholland Drive” com o programa “Hollywood: Daydreams and Nightmares”, justamente no programa deste Cinema Revisitado da edição de 2021. E esta evocação faz-se com o célebre oitavo episódio da mais recente temporada de “Twin Peaks”, do qual toda a gente já ouviu falar, mas poucos viram (e menos ainda numa sala de cinema), o famoso episódio da bomba atómica, que fica para sempre como um dos um dos elementos definidores da obra de Lynch, uma viagem surrealista pelos confins dos pesadelos e, sem dúvida, um dos momentos mais experimentais e alucinantes da história da televisão.

Dividido em quatro partes, o oitavo episódio da terceira temporada da aclamada série “Twin Peaks revela Lynch na sua forma mais pura. Neste episódio, ele ultrapassa os limites entre o cinema experimental e os pesadelos, recorrendo a imagens simples e aparentemente insignificantes, como nuvens ondulantes, para evocar uma sensação de terror avassalador.

TWIN PEAKS: A LIMITED EVENT SERIES - EPISODE 8
David Lynch, EUA, 2017, FIC, 56’

Cinema Revisitado - 2025

Call For Entries

Curtas Vila do Conde

Sobre
Equipa
Apoios

Festival

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2024 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile