Publicado —
Conheça os prémios das competições do 33.º Curtas Vila do Conde
Com um conjunto robusto de apoios e parcerias, os prémios a atribuir na edição de 2025 do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema ultrapassam os 25 mil euros em dinheiro e serviços.
O Grande Prémio DCN Beers, no valor de 2.250 euros, será entregue ao melhor filme da Competição Internacional. A ESMAD distinguirá ainda o melhor filme de cada género — Animação, Documentário e Ficção — com prémios de 500 euros cada.
O Prémio do Público Fricon, atribuído ao filme mais votado pelos espectadores nesta secção, garante um valor de 2.000 euros. Além disso, um dos filmes será nomeado como candidato aos European Film Awards 2026, representando o Curtas na corrida à categoria de Melhor Curta-Metragem Europeia.
O Prémio Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa distingue o melhor filme nacional com 1.500 euros. O vencedor beneficiará ainda de 6.000 euros em serviços de pós-produção áudio oferecidos pela Pulsar Studios, da aquisição dos direitos de exibição pela TVCine, e de um prémio de 400 euros em inscrições na plataforma Festhome.
O público também terá voz nesta competição, com o Prémio SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, no valor de 1.500 euros, destinado ao filme nacional mais votado.
Importa destacar que os filmes portugueses a concurso nesta secção também são elegíveis para os prémios da Competição Internacional.
Na Competição Experimental, o Prémio Centro de Arte Oliva, no valor de 1.500 euros, consagrará o melhor filme.
A secção My Generation, votada pelo público estudante das escolas-parceiras, entregará o Prémio Auto Bemguiados (1.250 euros) ao filme com melhor média de votação.
Na secção infantil Curtinhas, o júri infantil (crianças entre os 8 e os 12 anos) atribuirá o Prémio Ativo Kids: 750 euros mais um voucher de 250 euros.
A competição estudantil Take One! atribui diversos prémios: o melhor filme será distinguido com 2.500 euros em serviços da Showreel, 800 euros do IPDJ, e um vale de formação no valor de 800 euros da Restart.
Já a melhor realização será premiada com 2.000 euros em serviços de pós-produção oferecidos pela Blit.
A secção de Vídeos Musicais premiará o vencedor com um voucher Louie Louie no valor de 500 euros.
No programa Curtas Pro – In Development, dedicado a projetos em desenvolvimento, serão atribuídos vários serviços: 3.600 euros em consultoria sonora (Pulsar Studios), 2.000 euros em pós-produção (Blit), 400 euros em inscrições Festhome e uma consultoria especializada do MIDPOINT Institute.
Com este leque alargado de distinções e apoios, o Curtas Vila do Conde reafirma o seu papel central na promoção do cinema independente, nacional e internacional, incentivando novas vozes e talentos emergentes.
Outras Notícias
Curtas Vila do Conde
Festival
Contactos
Curtas Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Praça José Régio, 110
4480-718 Vila do Conde
Portugal
T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: info@curtas.pt
© 2024 Curtas Metragens, CRL
Subscrever Newsletter
Back