Agência

Solar

Animar

O Dia Mais Curto

11 Stereo11 Stereo
Stereo

Secção de interceções criativas por excelência, o Stereo compila, em cada edição do Curtas, um conjunto de propostas que, através da junção entre a música e o cinema, pretendem alargar os horizontes de fruição da sétima arte.

Esta é a secção que apresenta as mais arrojadas propostas de programação em torno da relação entre a imagem em movimento e a música, o mote que tanto serve para sessões de cinema como para projetos especiais de filmes com música ao vivo.

São espetáculos de grande atratividade, que conquistaram um público próprio e que, ao trazerem músicos, bandas e artistas reconhecidos, atraem muitos espetadores fascinados pela oportunidade de ver autores de eleição num formato diferente do típico concerto.
Na maioria das vezes são composições originais, que, a convite do festival, são desenvolvidas pelos músicos.

Nas últimas edições, passaram por Vila do Conde artistas nacionais e internacionais como Steve Gunn, Thurston Moore, The Heliocentrics, Chassol, Capitão Fausto, B Fachada, Linda Martini, Jay-Jay Johanson, Tindersticks, Lambchop, The Legendary Tigerman e Rita Redshoes, Arto Lindsay, Orelha Negra, Norberto Lobo, Naná Vasconcelos, Dean and Britta, Mão Morta, Carlos Bica, Tom Verlaine, entre muitos outros.

Esta tem sido outra das áreas que nos últimos anos aprofundou a diferenciação do Curtas em relação a outros festivais de cinema, bem como o reforço da sua identidade.

Por outro lado, o Stereo permite a revisitação de filmes importantes e por vezes desconhecidos da história do cinema mudo, que neste contexto adquirem uma nova vida a partir das partituras originais compostas para o efeito. Em simultâneo, são apresentadas novas criações audiovisuais, desenvolvidas para dar um sentido novo ao formato dos concertos de músicos ou bandas convidados. A aposta em bandas ou músicos reconhecidos internacionalmente acaba por funcionar como uma conquista de novos públicos para o festival, também para as demais sessões de cinema.

Em 2022, a secção integrou várias longas-metragens, como os documentários "The Last Waltz" (1978) de Martin Scorsese, um registo do último concerto do grupo "The Band"; "Songs for Drella" (1990), um registo intimista do álbum de Lou Reed e John Cale que esteve dado como desaparecido até recentemente; "Italo Disco - The Sparkling Sound of the 80s" (2021), sobre um género musical próprio da década de 80, e "Da Weasel - Agora e Sempre" (2022), que revisita a carreira do grupo português.

E ainda reserva um lugar especial para a muito aguardada competição de [VM] Vídeos musicais.

Curtas Vila do Conde

Sobre
Equipa
Imprensa
Apoios

Festival

Edições anteriores
Notícias

Contactos

Curtas Vila do Conde

Festival Internacional de Cinema

Praça José Régio, 110

4480-718 Vila do Conde

Portugal


T +351 25 2646516 / 252 643386 (chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: info@curtas.pt


Siga-nos nas Redes Sociais

Newsletter

© 2023 Curtas Metragens, CRL

Subscrever Newsletter

festival.curtas.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile